segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Hua Shan e Longmen

Comecei a ficar demasiado confiante nas minhas habilidades com a língua chinesa, mas aconteceram duas coisas que me trouxeram de volta à realidade. Primeiro, perdi o meu livro de vocabulário essencial, e segundo, aventurei-me na China rural, porque queria subir a uma das 5 montanhas sagradas taoístas chinesas e escolhi Hua Shan.

No sopé da montanha existe apenas uma pequena aldeia e aqui a barreira da língua torna tudo uma aventura, como o simples acto de pedir algo para comer... Nunca se sabe ao certo o que vai aparecer. Num dos restaurantes reparei que tinham cobra no menu, mas decidi pedir algo com camarões. Vieram com uma bolacha de farinha e confettis coloridos de açúcar por cima!? Enfim...

No templo de Shaolin conheci uma juíza israelita, e um casal de holandeses. A Madelong era webdesigner, e o Fred construía aceleradores de partículas (!?!!). Na 6feira fui visitar as grutas dos Longmen perto de Luoyang com eles e depois resolvemos no fim de semana subir à montanha de Hua Shan juntos, mas como no domingo estava a chover eles desistiram e acabei por subir sozinho...

As grutas dos Longmen são um espectáculo de escultura budista. Património mundial da unesco, foram escavadas durante 200 anos, há 2500 anos atrás, numa falésia do rio Yi Hé. Mais de cem mil estátuas foram esculpidas na rocha tornando este lugar único no mundo. As estátuas representam Buda e outros bodhisattva (seres iluminados). A escala de algumas com várias dezenas de metros, é o suficiente para invocar o espanto...

Hua Shan é um cenário natural de sonho, com 5 picos (norte, sul, este, oeste e central) sendo o pico sul o mais alto com 2160 metros. A montanha está coberta de árvores com mais de mil anos, e com uma flora e fauna muito diversa. Existem vários templos taoístas espalhados pela montanha mas nunca esperei que um treking aqui pudesse ter uma natureza espiritual. A razão é que a israelita preveniu-me que as excursões a partir de xian, chegam à montanha às 13h e o engarrafamento de turistas chineses começa...

Resolvi por isso passar a noite na aldeia e começar o treking pela montanha cedo para ter alguma paz e sossego. Comecei às 8h da manhã, corri os picos todos e acabei de descer o "caminho dos soldados" às 2h da tarde. Resolvi descer e não subi-lo porque só o nome mete respeito e ele tinha realmente partes verticais. Mas isso não parecia impedir pequenas chinesas com 7-8 anos de subi-lo calçadas com havaianas...

Hoje (2feira) estou em xian e ainda bem que está a chover, porque resolvi me dar um dia de descanso sem fazer nada. (estou todo partido do treking!). Consegui encontrar uma livraria que vendia o livro que perdi, por isso estou de volta à aprendizagem. Amanhã vou ver o exército de terracota e na 4feira apanho o comboio para o deserto (Dunhuang) a ver se escapo finalmente a esta chuva...

Sem comentários: