sábado, 15 de agosto de 2009

O panda kung fu

Chengdu é a terra do panda kung fu... Bem, não sei se esse panda em particular é daqui, mas os primos dele são de certeza. Existe aqui o maior centro de pesquisa e criação de pandas do mundo. (O que não é de admirar, porque o panda é endémico desta zona).

Quem me conhece sabe que eu tenho uma costela ecológica. Mas há ecologias e ecologias... Cuidar do nosso planeta é cuidar da nossa casa, sabendo que não temos mais nenhuma, e ninguém gosta de viver numa casa imunda e cheia de fumo... Mas a minha noção de ecologia é que devemos cuidar de ecosistemas em geral para além de espécies em particular...

Portanto é muito bonito cuidarem dos pandas em cativeiro, mas talvez fosse mais interessante não destruirem as florestas de bamboo que são o seu habitat natural...

No total existem cerca de 1000 pandas no mundo, e se não fossem os esforços de preservação ele provavelmente já estaria extinto...

Também não seria de admirar. É preciso vê-lo ao vivo para perceber o quão "urso" este animal é... Então eu estou neste clima de t-shirt a transpirar sem parar com a humidade, e ele usa um casaco de peles preto e branco!? Além disso resolveu especializar-se numa dieta de bamboo. Como as folhas de bamboo são muito pouco caloricas eles têm de passar todo o tempo a comer, nem sequer podem hibernar como os outros ursos senão morerriam de fome! Como se isto não bastasse, a cada 25 anos, enormes áreas das florestas de bamboo florescem e morrem e eles têm de migrar para outras áreas... Portanto é um animal que claramente se especializou demasiado. Agora veio o homem dar-lhe cabo das florestas de bamboo e eles obviamente vêem-se a caminho da extinção...

Ao vivo são como autênticos ursinhos de peluche. Muito doceis e brincalhões. Gostam muito de subir às árvores e cair aos trambolhões. Quando não estão a brincar estão a comer folhas de bamboo, como se elas não tivessem fim... Quem olhar directamente para os seus olhos parece ouvir dizer: Ola, eu sou um panda, por favor cuida de mim...

Sem comentários: