sábado, 1 de agosto de 2009

O Templo de Shaolin

Alguém me disse que o meu grito de regateio não era exactamente como o dos monges de Shaolin. Resolvi tirar isso a limpo... Apanhei um comboio para Song Shan, uma região no centro da China, para conhecer o único, o famoso, o verdadeiro templo de Shaolin... O kungfu foi inventado ali, por isso imaginei que os monges me poderiam ensinar para além do grito, alguns truques... O templo ainda lá está e é absolutamente belo! Com jardins cheio de árvores milenares e grandes piras cheias de incenso a arder, mas os monges foram quase todos embora. Ficaram apenas alguns, com uma escola de kungfu onde os putos chineses podem aprender a arte e demonstra-la aos turistas curiosos como eu que por ali passam.

Num dos jardins existe a "pedra sombra". Reza a lenda que um monge indiano de nome Damo, chegou ao templo no século V, e que lhe foi negada a entrada. Resolveu por isso retirar-se numa caverna e meditar durante 9 anos, para conseguir a atitude mental correcta que lhe permitisse entrar no templo. De tanto meditar virado para a parede, a sua sombra ficou gravada na rocha... Para descansar de tanta meditação o monge imitava animais como o tigre ou o escorpião e essas posições evoluíram para a arte marcial de Shaolin.

Durante a demonstração assisti a algo nas fronteiras do verosímel... Um monge a atirar uma agulha contra um vidro e rebentar um balão do outro lado... Verdade ou magia?

Sem comentários: