quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Imagens de sonho...

Fartei-me da cidade e fui para o campo... Estou em Yangshuo uma pequena vila a 100km de Guilin. Não há nada para fazer aqui, a não ser apreciar a paisagem, andar de bicicleta, ou sentar-me à beira rio, a ver o tempo passar devagar...

A razão pela qual estou aqui, é uma história que começou há muitos anos... Foi quando o meu pai comprou uma enciclopédia geográfica do Readers Digest. Como todas as enciclopédias, tinha todos os países do mundo (alguns dos quais já nem existem), informação estatística como capital, população, área, etc, e um pouco de história do país.

Muito antes de eu sonhar em viajar, eu fazia viagens de sonho dentro da enciclopédia mas a única coisa que ficou gravado na minha memória foram as fotografias que acompanhavam os países... De tal forma, que muito tempo depois, quando eu ouvia falar de um determinado país, a primeira coisa que vinha à memória era a fotografia dele na enciclopédia...

Assim, o Peru era Machu Pichu, a Namíbia era o deserto vermelho de Sossusvlei, a Índia era o Taj Mahal, a Indonésia eram os vulcões, o Cambodja era Angkor, etc... A China era: Uma imagem das colinas verdes de Yangshuo nos arredores de Guilin...

É fácil reconhecer que nas minhas viagens tenho andado a perseguir essas imagens. O objectivo é claro, transformar imagens de sonho em realidade... Dei-me conta no entanto de um facto curioso. A primeira coisa que faço quando estou frente a frente com a realidade, é apontar a objectiva, escolher a abertura, e "click!", transformo a realidade outra vez em sonho... Acho que há uma certa simetria nisto.

1 comentário:

Cláudio Gil disse...

Ontem abri a enciclopédia com a Joana e lá estava a paisagem envolta em neblina matinal. "O Rui está agora na mesma zona onde foi tirada a fotografia".

É muito mais fácil perceber a viagem quando ser pode apontar para uma imagem e dizer "aqui" do que dizer perto do Sul da China em direcção a Macau. :-)